Guias de Compras

Placa-mãe - O Coração do seu Computador

Placa-mãe - O Coração do seu Computador
  • Placa-mãe - O Coração do seu Computador
  • Placa-mãe - O Coração do seu Computador
  • Placa-mãe - O Coração do seu Computador

Sugestões de produtos


Se muitas pessoas acreditam que o processador age como o cérebro do seu computador, falaremos aqui um pouco mais sobre o periférico que atua como o coração da sua máquina: a placa-mãe.

A placa-mãe tem a função de garantir a conexão entre todos os componentes do computador: HD, memórias, placa de vídeo, processador e outros periféricos que são capazes de trabalhar juntos através da placa-mãe.

Para que isso seja possível, a placa-mãe possui diversos espaços onde devem ser conectados todos os periféricos. Há diversos tipos de periféricos que podem ser aceitos por cada placa-mãe.

HD's podem ser: IDE ou SATA, já as memórias podem ser DIMM, SDRAM, DDR2 ou ainda DDR3. Os processadores variam principalmente entre Intel ou AMD e há ainda placas de vídeo AGP, PCI ou PCI-E. Apesar de todas essas opções, toda placa-mãe possui conexões para processador, memórias, dispositivos de armazenamento e leitura de dados e eventuais placas adicionais.

O tipo de cada periférico suportado, se IDE ou SATA, DDR2 ou DDR3, Intel ou AMD, AGP ou PCI-E dependerá do que fabricante e modelo escolhido irão oferecer.

Os Componentes da Própria Placa-Mãe e como Eles Interagem com os Outros Periféricos

O soquete presente em toda placa-mãe, nada mais é do que o local onde é instalado o processador. Cada placa-mãe suporta um tipo diferente de soquete, o que influencia que tipo de processador poderá escolher para o seu computador, portanto é interessante escolher primeiro um tipo de processador, para determinar assim seu soquete e, por consequência, a melhor placa-mãe disponível.

Além do soquete para o processador, outro item importante presente em toda placa-mãe é o chipset. Este chip é responsável por controlar outros itens da placa-mãe como o acesso a memórias, barramento, dispositivos de entrada e saída, dentre outros. Devido à importância dessas funções para o bom funcionamento de seu computador é comum que o chipset se divida em outros dois chips. Cada um responsável por diferentes funções relativas à placa-mãe. Esses chips são chamados de Ponte Norte e Ponte Sul.

A Ponte Norte é responsável pelo trabalho mais pesado - sendo responsável pelo controle da velocidade de comunicação do processador com outros componentes conectados na placa-mãe e pelo controle dos barramentos AGP e PCI-Express por exemplo.

Já a Ponte Sul fica responsável pelo controle de dispositivos de entrada e saída, como teclados, mouse e principalmente dispositivos IDE e SATA. Algumas placas-mãe que possuem placas de som acopladas, possuem o controle deste dispositivo nesta ponte também.

Um detalhe interessante a se saber é que os chipsets não são produzidos pelas fabricantes de placa-mãe e sim por outras empresas, é comum, portanto, que placas de fabricantes diferentes possuam chipsets iguais.

Além do soquete e do chipset, toda placa-mãe possui slots para conexão de memórias RAM. Cada placa aceitará um tipo de diferente de memória, mas o padrão mais usado atualmente é o DDR, em suas variações DDR2 e DDR3.

Com suas memórias colocadas em seu devido lugar, agora é o momento de falar um pouco mais sobre os slots de expansão mais comuns disponíveis nas placas-mãe. Esses slots são necessários para que se possam adicionar placas extras ao seu computador, como placas de rede, vídeo, som, entre outros.

Dentre os slots disponíveis mais comuns podemos citar:

  • PCI-E (Peripheal Component Interconnect Express): mais recente padrão para conexão de placas adicionais, foi introduzido pela Intel em 2004 e permite uma velocidade maior utilizando duas ou mais conexões seriais para transferência de dados.
  • PCI (Peripheal Component Interconnect): padrão antecessor ao PCI Express, presente na maioria das placas-mãe atuais é utilizado para conexão de diversas placas adicionais como rede, som, modems, vídeo entre outros.
  • AGP (Accelerated Graphics Port): utilizado apenas para conexão de placas de vídeo.
  • CNR (Communications Network Riser): slot específico para placas de rede, áudio ou telefonia. Costuma ser utilizado para conexão de modems utilizados para conexão discada com a internet.

Além destes slots para conexão de placas adicionais, as placas-mãe possuem conexões IDE e SATA utilizadas para dispositivos de armazenamento e multimídia. Essas conexões normalmente são utilizadas em HDs e leitores e gravadores de CD e DVD.

Toda placa-mãe também conta com outras conexões para teclado, mouse, impressora e dispositivos USB. Antigamente, teclado e mouse utilizavam conexões PS2 e impressoras a porta paralela, mas com a popularização e padronização do conector USB, a maioria destes dispositivos atualmente é conectada por entradas USB, que estão presentes em grande quantidade nas placas-mãe mais atuais.

Assim como outro componente do computador ou mesmo quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos, já é difícil escolher um fabricante em específico, quanto mais um modelo hoje em dia. Para lhe ajudar nesta escolha, dentre os principais fabricantes podemos citar: Asus, Abit, Gigabyte, Soyo, PC Chips, MSI, Intel e ECS.

Para que você possa escolher uma boa placa-mãe, na sua próxima compra, é importante primeiro escolher que tipo de processador será melhor pra você, e em seguida analisar os melhores modelos de placa disponíveis no mercado.

Além disso, é importante escolher modelos que forneçam uma grande gama de conexões para memórias, placas e dispositivos adicionais. Portanto, escolha um modelo com suporte a pelo menos memórias DDR2, slots PCI e PCI-E e várias entradas USB, pois a maioria dos dispositivos de entrada e saída atualmente tem suporte a este padrão como teclado, mouses, mp3 players e pendrives.

É importante também lembrar que há placas-mãe onboard e offboard. A primeira oferece já embutida na própria placa recursos de vídeo, som e rede, entre outros. Para realizar tarefas que dependam destes componentes será usada uma quantidade maior de processamento, limitando o potencial de seu computador para tarefas mais complexas.

Quanto as placas offboard, normalmente incluem apenas rede e som onboard, necessitando de placas adicionais, como placas de vídeo para seu funcionamento. Na escolha de um computador para tarefas que necessitam de um processamento mais complexo é importante investir em uma placa offboard e em placas adicionais de grande qualidade para um desempenho maior. Visto que se o computador for utilizado principalmente para tarefas mais simples como tarefas de escritório, acesso a internet e similares pode-se economizar investindo em uma placa onboard.

Com tudo isso em mente, pesquise muito antes de se decidir, consulte outros usuários que tenham o mesmo modelo que você está interessado. Obtendo, assim, no seu dia a dia um bom retorno do desempenho da placa-mãe em seu computador.

 
Quero vender

É simples, fácil e rápido vender no TodaOferta!

Confira nossas vantagens:
- Anúncio grátis.
- Sem comissão sobre vendas.
- Venda Segura através do "PagSeguro".
- Diversas opções para destacar seu produto.
- Ganhe qualificações e aumente suas vendas.
- Tô Online: Chat para negociar em tempo real.
Eles vendem no TodaOferta e são um sucesso:
  • Com o aumento das vendas e os resultados positivos na empresa, pudemos investir mais no Shop59, contratando mais pessoas para nossa equipe

    Shop59
  • Aqui não tem burocracia e o valor do Destaque é baixo. Além disso, podemos conversar com os futuros compradores pelo Chat do Tô Online

    Sorocaba-Vendas
  • O atendimento do TodaOferta é ótimo, conquistamos um bom relacionamento com nosso gerente de conta, que sempre nos auxilia muito

    Shop59
  • Desistimos de outros sites de leilão para nos empenhar o máximo no Toda Oferta, o que graças a Deus foi um grande acerto

    EfigeniaRevenda
Quero comprar